Origem do curso
EMail

O Requisito Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) foi publicado pela Portaria MDIC nº 372, em setembro de 2010. Em janeiro de 2012, o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais foi publicado, pela portaria MDIC nº 18.

Essa iniciativa vem sendo desenvolvida desde 2004, a partir de um trabalho em conjunto entre o Programa PROCEL Edifica da Eletrobras e o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Objetivando participar deste trabalho, em 2008, a equipe do LabCon/ARQ/UFSC encaminhou ao Conselho Nacional de Pesquisa/CNPq o Projeto de “Capacitação do LABCON/ARQ/UFSC para Etiquetagem da Eficiência Energética de Edificações”, tendo recebido a devida aprovação para a sua execução. Entre as diversas atividades de pesquisa propostas, estava o desenvolvimento de um curso à distância para auxiliar na disseminação do conhecimento do Requisito Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais de Serviços e Públicos (RTQ-C), em seu Método Prescritivo, no âmbito da Lei nº 10.295/2001.

Após a realização bem sucedida de cinco edições do curso do RTQ-C, o curso à distância abordando o conteúdo do RTQ-R foi elaborado, sendo sua primeira edição em outubro de 2016.